O docente do Instituto Federal Catarinense, Alexandre Pereira de Vasconcellos, receberá o Título de Cidadão honorário do município de São Francisco do Sul. O Prof. Alexandre Vasconcellos foi escolhido pelo plenário da Câmara Municipal por meio de indicação do Vereador Vagner Porcincula. “A escolha do nome do docente Alexandre Vasconcellos ocorreu em função do que ele representa para a cidade de São Francisco do Sul e sua população”, afirma o vereador.
A solenidade de entrega do Título será realizada na Câmara Municipal de São Francisco do Sul, no dia 01 de dezembro, às 19h. “Estou muito lisonjeado com este Título. Este reconhecimento renova meu compromisso com a educação, com o serviço público e com o desenvolvimento desta cidade que agora também posso chamar de minha, haja vista que oficialmente sou um cidadão francisquense”, considera o Prof. Alexandre Vasconcellos.
Natural de Nova Iguaçu (RJ), é graduado em Matemática (Licenciatura) pelo Instituto de Ciências Exatas e Biológicas da Universidade Federal de Ouro Preto (ICEB-UFOP), no Campus Morro do Cruzeiro, e mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL).
Atuou como professor na Secretaria de Educação do Município de Ouro Preto (MG), no Colégio Arquidiocesano de Ouro Preto, e como docente de Matemática e Física na Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais. Também foi tutor a distância do curso de Matemática (Licenciatura), no Centro de Educação Aberta e a Distância da UFOP, e professor no CEFET-MG, em Belo Horizonte. Desde 2016, integra o quadro de docentes do Instituto Federal Catarinense campus São Francisco do Sul.
Atualmente o professor coordena o Curso de Educação de Jovens e Adultos Articulada à Qualificação Profissional em Auxiliar Administrativo (EJA-EPT) – Nível Médio, Participa de projetos de ensino, pesquisa e extensão, colabora com ações que aproximam o IFC da comunidade e se dedica com empenho tanto às atividades em sala de aula quanto às demandas institucionais. Já contribuiu para a formação de diversos estudantes que hoje atuam em diferentes áreas. Acredita na educação como instrumento de transformação e pauta sua atuação no diálogo, na empatia e no compromisso ético e social com a formação humana e cidadã.
“Gostaria de dividir com todos os meus colegas de trabalho, amigos do IFC e de São Francisco do Sul esta homenagem. Sem essas pessoas, eu não teria a oportunidade de ser agraciado com tamanha honraria”, destaca o professor.
Durante a cerimônia ao professor outras doze pessoas também receberão o título de Cidadão Honorário, e seis o título de Cidadão Benemérito.
Como se dá a indicação a Cidadão Honorário no município:
A indicação para o título de Cidadão Honorário ocorre quando um vereador propõe, por meio de um projeto de decreto legislativo, a homenagem a uma pessoa não nascida no município, mas que tenha prestado serviços relevantes à comunidade de São Francisco do Sul. Essa proposta deve justificar as contribuições do indicado nas áreas sociais, culturais, econômicas ou institucionais, destacando sua atuação ética e seu impacto positivo para a cidade. Após apresentada, a indicação é votada pelo plenário da Câmara Municipal e, se aprovada, o título é entregue em sessão solene como reconhecimento oficial do município, conforme prevê a Lei Orgânica do Município.

