Está disponível no canal do YouTube do IFC Campus São Francisco do Sul quatro novas playlists educativas, reunindo conteúdos produzidos por estudantes, monitores e docentes como parte das ações de curricularização da extensão, reforço teórico e apoio à aprendizagem nas áreas de Física e Matemática.
Física III – Curricularização da Extensão (1º semestre)
A primeira playlist apresenta vídeos temáticos desenvolvidos pelos acadêmicos do Bacharelado em Engenharia Elétrica, incluindo conteúdos sobre Acelerador de Partículas – Cíclotron, Espectrometria de Massa e um detalhamento do Experimento de Thomson, abordando conceitos, aplicações e fórmulas fundamentais da física moderna.
Física III – Exercícios Aplicados (2º semestre)
A segunda playlist reúne resoluções de exercícios clássicos do Capítulo 23 do Halliday, Volume 3, produzidos pelos estudantes. Os vídeos explicam passo a passo exercícios envolvendo eletromagnetismo, contribuindo para fixação teórica e aplicação prática dos conteúdos.
Cálculo IV – Aplicações Matemáticas na Engenharia
A terceira playlist integra vídeo-aulas que tratam de temas essenciais para a formação em engenharia: campos conservativos, integrais de linha, cálculo de trabalho, números complexos e transformada de Laplace. A produção foi realizada como parte da curricularização da extensão e oferece suporte didático para estudantes que desejam aprofundar os conteúdos de cálculo avançado.
Monitoria de Cálculo, Geometria Analítica e Álgebra Linear – Matemática Básica
A quarta playlist reúne vídeos da monitoria institucional, explicando dúvidas recorrentes de estudantes em temas fundamentais de matemática: frações, fatoração e produtos notáveis. Embora desenvolvida para apoiar alunos de Engenharia Elétrica, a playlist é acessível e útil para estudantes de todos os cursos e níveis do campus.
Integração entre teoria, prática e valorização do protagonismo estudantil
As quatro playlists reforçam o compromisso do IFC com a democratização do conhecimento, a formação prática e a promoção do protagonismo discente. Ao produzir conteúdos educativos abertos, os estudantes não apenas consolidam sua aprendizagem, mas também contribuem para o desenvolvimento da comunidade acadêmica e para a divulgação científica.
Os vídeos já estão disponíveis no canal oficial do IFC no YouTube.
