As inscrições de candidaturas para as eleições de representantes docentes, discentes, técnicos administrativos em educação, egressos, representantes da sociedade civil, representantes do Colégio de Dirigentes (CODIR) dos campi, representantes de entidade representativa dos trabalhadores do IFC e discentes do Consuper e do Consepe foram prorrogadas até as 12h do dia 26 de novembro.
Com a medida, outras datas do cronograma foram alteradas. A homologação parcial dos resultados das inscrições dos candidatos será agora no dia 26/11; a data de apresentação de recursos da inscrição passou para o dia 27/11; e, por fim, o julgamento de recursos será agora no dia 28/11. As demais datas permanecem inalteradas.
O Edital com as normas da eleição, a ficha de inscrição e os demais documentos anexos — incluindo a retificação com as novas datas — estão disponíveis no link abaixo:
EDITAL Nº 86/2025 – Eleições Consuper e Consepe
De acordo com o cronograma de atividades, após a homologação das candidaturas, o prazo de campanha eleitoral será de 01 a 05/12. A votação está marcada para o dia 11/12; a data da proclamação do resultado final é 19/12.
Representantes externos do Consuper
Além da prorrogação das inscrições de membros da comunidade acadêmica, a Comissão Eleitoral Central deu início também às inscrições de candidaturas de representantes da Sociedade Civil, Egressos e de entidade representativa dos trabalhadores do IFC no Consuper. O prazo começa nesta terça-feira (25), e segue até 5 de dezembro.
Para se candidatar, é preciso antender a um dos requisitos abaixo:
EGRESSOS: poderão se candidatar todos os egressos do IFC.
SOCIEDADE CIVIL: a entidade representada deve ser regularmente constituída e registrada junto ao Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), estar em pleno exercício de suas atividades e ter representatividade em um dos segmentos patronais ou de trabalhadores. A participação de servidores do IFC é vedada para este segmento.
ENTIDADE REPRESENTATIVA DOS TRABALHADORES DO IFC: a entidade representada deve ser regularmente constituída e registrada junto ao Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), estar em pleno exercício de suas atividades e ser entidade representativa de trabalhadores do IFC.
O Edital deste processo seletivo e seus anexos podem ser acessados no seguinte link:
Edital 90/2025 – Consuper – Membros externos
A importância da representatividade
A escolha dos membros que irão compor os Conselhos é um momento de vital importância para a Instituição, já que os órgãos são cruciais para a representatividade da comunidade acadêmica nos processos de gestão e na elaboração de políticas para as atividades finalísticas do Instituto – Ensino, Pesquisa e Extensão. É por meio de sua representação nos Conselhos que professores, estudantes e servidores técnico-administrativos tem voz ativa na definição dos caminhos que a Instituição irá trilhar.
Conheça um pouco mais sobre cada um dos Conselhos abaixo:
O Consuper é o órgão máximo do IFC, com caráter consultivo e deliberativo. Cabe aos membros deste conselho debater e dar a aprovação final a todas as iniciativas, decisões e providências educacionais, financeiras e administrativas no âmbito do Instituto — incluindo aquelas deliberadas previamente pelas outras instâncias representativas. Algumas das diversas atribuições do órgão são: aprovar o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e o Projeto Pedagógico Institucional (PPI); apreciar a proposta orçamentária anual de cada campus e do Instituto como um todo; aprovar a estrutura administrativa e o regimento geral da Instituição; aprovar as diretrizes para atuação do IFC e zelar pela execução de sua política educacional.
Entre os conselheiros do Consuper, estão cinco representantes de cada segmento da comunidade acadêmica — estudantes, técnicos administrativos e professores. Entidades trabalhistas, egressos, diretores-gerais dos campi e o Ministério da Educação também contam com prepostos no Conselho.
Saiba mais sobre o Consuper aqui.
Já o Consepe é um conselho consultivo e normativo, que tem como objetivo assessorar as decisões da Reitoria quanto a políticas de Ensino Pesquisa e Extensão. Entre as atribuições do órgão, estão a emissão de pareceres sobre criação, extinção e reformulação de cursos, contribuir com a elaboração e a aprovação do Calendário Acadêmico e avaliar e emitir pareceres sobre o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e o Projeto Pedagógico Institucional (PPI) do IFC — além de diversas outras providências que afetam diretamente a vida acadêmica.
Cada segmento da comunidade acadêmica — TAES, docentes e estudantes — conta com três representantes no Consepe (e mais três suplentes).
Saiba mais sobre o Consepe aqui.
Texto: Cecom/Reitoria/Thomás Müller
Arte: Cecom/Reitoria/Andréa Santana
