O Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus São Francisco do Sul celebra a conquista de mais uma importante iniciativa estudantil: o projeto “Implantação de Estrutura Modular de Convivência Estudantil no IFC São Francisco do Sul”, idealizado pelo Grêmio Estudantil Geração, foi um dos dez selecionados no território Norte Catarinense no Orçamento Participativo das emendas parlamentares do deputado federal Pedro Uczai (PT/SC). A proposta ficou em 6º lugar, com 62 votos, e será contemplada com o valor previsto de R$ 299.000,00.
A proposta prevê a implantação de uma estrutura modular de convivência, com o objetivo de criar um espaço acolhedor para descanso, permanência e promoção da saúde mental de estudantes que vivenciam a rotina intensa do campus.
Segundo o Grêmio Estudantil, essa conquista representa mais do que a criação de um novo ambiente físico: “É o reflexo da força da participação estudantil, do compromisso com o bem-estar e da união entre estudantes, servidores e direção. Este projeto nasce do que somos: uma geração que escuta, age e transforma.”
A proposta foi construída coletivamente e contou com amplo engajamento da comunidade acadêmica. Os(as) delegados(as) e participantes que atuaram na formulação e defesa do projeto foram: João Vitor Schmidt, Matheus Gabriel da Silva, Thaylane de Nigris, Kaue Resendes, Maria Eduarda Sabino, João Victor Storer, Gustavo Cunha de Santana, João Pedro Becker, Adalto Aires Parada, Heloisa Fernandes, Andreia Luciana Da Rosa Scharmach, Mário Felipe Cipriano Borges da Costa, Sania Decarla Barasuol, Silvani da Silva, Robson Cristhian Henkel, Odair Sabino, Pedro Augusto Borges Cardoso, Paula Oliveira da Silva, Alexandre Marinho Teixeira e Alexandre Vasconselos.
O projeto recebeu apoio integral da Direção-Geral do IFC São Francisco do Sul, fortalecendo o compromisso da instituição com a escuta ativa e o protagonismo estudantil.
Sobre o Orçamento Participativo
O Orçamento Participativo das emendas parlamentares do deputado Pedro Uczai (PT/SC) é uma iniciativa do parlamentar em Santa Catarina que busca democratizar a aplicação de recursos públicos por meio da escuta direta da população. A primeira audiência pública territorial aconteceu em Joinville, na Univille, e definiu 10 projetos de abrangência territorial e 2 estaduais.
Cada território do estado receberá, no mínimo, R$ 2 milhões. Além disso, 50% dos recursos totais devem obrigatoriamente ser investidos na área da saúde, conforme a Constituição. Nesta edição, o edital priorizou propostas alinhadas às políticas públicas do Governo Federal, como educação popular, agroecologia, transição energética e saúde.
A proposta do IFC São Francisco do Sul foi classificada ao lado de projetos de saúde, educação, pesca, direitos humanos e agricultura, mostrando a diversidade de demandas sociais contempladas.
Imagem: pedrouczai.com.br